Perguntas Frequentes

Quantos habitantes tem a cidade de Rosário (Argentina)?

Rosario é a terceira cidade do país em número de habitantes. De acordo com o “Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas 2010 (último censo)”, a estimativa é de 948.312 habitantes.
Para mais informações, acesse: https://www.rosario.gob.ar/web/ciudad/caracteristicas/indicadores-demograficos

Quais as universidades públicas que têm curso de medicina em Rosário (Argentina)?

Unicamente a Universidad Nacional de Rosário. Não somente para o curso de Medicina, mas também para outras graduações, tais como Engenharia (civil, mecânica etc.), Psicologia, Relações Internacionais, História e muitos outros.
Para mais informações, acesse: https://www.unr.edu.ar/

Qual os meios de transporte para se chegar a Rosário (Argentina) a partir do Brasil?

Por transporte aéreo (avião) ou por estrada (ônibus, carro ou moto).

Quanto custa a mensalidade do curso de medicina em uma universidade particular em Rosário (Argentina)?

Varia muito, pois depende da acordo com a cotação do câmbio real x peso argentino, universidade escolhida e período específico da graduação. A estimativa, para este ano de 2019 está entre R$1.100,00 a R$1.800,00.

Brasileiro precisa de visto da Argentina para estudar em Rosário?

Por meio de alguns documentos, tais como passaporte, antecedente criminal brasileiro e argentino, dentre outros, é possível solicitar o DNI (Documento Nacional de Identidade) argentino, pelo qual brasileiros, ou quaisquer outras pessoas de nacionalidade pertencente ao bloco do Mercosul, podem viver legalmente em todo território Argentino. Para mais informações, acesse:

https://www.argentina.gob.ar/dni-para-extranjeros

O que é revalida?

É um exame nacional que reconhece diplomas estrangeiros de medicina. Quem se forma na Argentina, por exemplo, precisa se  submeter ao revalida no Brasil para trabalhar como médico no país. No site do MEC (Ministério de Educação), você terá mais informações — http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/medicina

Quanto custa morar em Rosário, na Argentina?

Uma dúvida comum dos brasileiros que planejam morar/estudar na Argentina é com relação ao custo de vida. Em Rosário, localizada na Província de Santa Fé, a despesa básica para moradia, alimentação, transporte e plano de saúde gira em torno de 1,3 mil a 1,8 reais. Esse custo pode ser maior, dependendo do estilo de vida da pessoa – se come fora ou em casa, se consome bebida alcoólica, se vai a baladas, se mora sozinha, em pensão ou divide apartamento etc. Nesse valor não está incluído a mensalidade da faculdade se ela for particular.